História da Câmara
Conheça a história da Câmara Municipal de Alto Rio Novo! Desde sua instalação em 1989, a Câmara tem sido essencial na criação de leis e fiscalização do Executivo, sempre com compromisso com a população. Esta Casa de Leis é Minha, é Sua e é Nossa!
Publicado em 09/04/2025 13:05 - Atualizado em 22/04/2025 14:41
A Câmara Municipal de Alto Rio Novo foi instalada em janeiro de 1989, logo após a Emancipação Política do Município, que ocorreu em 11 de maio de 1988. A primeira legislatura foi composta por 11 vereadores, tendo o Vereador Elio Coelho Guimarães como o primeiro presidente do Legislativo.
Nos primeiros anos, a Câmara funcionou em um imóvel alugado por 14 anos. Em 2001, sob a presidência do Vereador José Pinto da Silva, a Câmara, junto com a população, realizou um esforço extraordinário para a construção do prédio próprio, que passou a sediar as atividades legislativas. O novo edifício recebeu o nome de Prédio "Claudionor Ferreira Ramos". A conquista do novo prédio foi um marco para a cidade, pois também inspirou a criação das sedes da Prefeitura Municipal e do Fórum Desembargador Lourival de Almeida, que passaram a fazer parte da infraestrutura do município, reforçando a presença dos três poderes no centro da cidade.
Além disso, a construção do prédio da Câmara resultou na criação da Praça dos Três Poderes Sebastião Alves Caldeira, um espaço público agradável e aconchegante, que presta homenagem a Sebastião Alves Caldeira, o Primeiro Prefeito de Alto Rio Novo, que teve uma contribuição significativa para o desenvolvimento do município.
A Câmara Municipal de Alto Rio Novo tem um papel essencial na cidade: legislar e fiscalizar as ações do Poder Executivo. Ela cria leis que impactam diretamente a vida dos cidadãos e garante que o governo municipal esteja cumprindo suas obrigações de forma transparente e eficiente.
Sejam bem-vindos sempre!
por Ninna Kathellen